(our logo)

Scrum 1.Pilares
Na base do Scrum estão três pilares sobre os quais um projeto ágil se desenvolve. Basta perder um pilar para que o projeto deixe de ser ágil e os benefícios sejam perdidos.

O Scrum que tem suas raízes no empirismo, baseia-se em três pilares: transparência, inspeção e adaptação.

  1. Transparência Torne o trabalho transparente para todas as partes interessadas (os stakeholders para que qualquer pessoa possa inspecioná-lo e propor mudanças para melhorá-lo. A transparência é um elemento chave, mas às vezes entra em choque com a cultura da empresa: os departamentos produzem e retêm informações que não são compartilhadas com o resto da empresa por diferentes razões (como pensar que “informação é poder”).

  2. Inspeção Os artefatos do Scrum e o progresso em direção às metas acordadas devem ser inspecionados com frequência e diligência para detectar variações ou problemas potencialmente indesejáveis. Para ajudar na inspeção, o Scrum fornece cadência na forma de seus cinco eventos. A inspeção habilita a adaptação. A inspeção sem adaptação é considerada inútil. Os eventos Scrum são projetados para provocar mudanças.

  3. Adaptação Uma vez decidida a alteração que deve ser feita, é importante fazê-la o mais breve possível para evitar merdas e ineficiências. Se algum aspecto de um processo se desviar fora dos limites aceitáveis ou se o produto resultante for inaceitável, o processo que está sendo aplicado ou os materiais que estão sendo produzidos devem ser ajustados. O ajuste deve ser feito o mais rápido possível para minimizar novos desvios. Espera-se que um Scrum Team se adapte no momento em que aprende algo novo por meio da inspeção.

Leia também estes artigos:

  1. Os 3 pilares do Scrum
  2. Os 5 valores do Scrum
  3. A equipe é o coração do Scrum
  4. Os 3 papéis numa equipe Scrum
  5. Os 5 eventos do Scrum
  6. Os 3 artefatos do Scrum
Comentários para: [email protected]
Publicado em: April 18, 2022