(our logo)

Proposta de Projeto
Documento que apresenta o projeto ao patrocinador

A Proposta de Projeto (Business Case) é o documento que apresenta o projeto ao patrocinador, que pode ser um diretor da empresa ou um cliente em potencial. Ele deve apresentar o propósito do projeto, seus benefícios e os custos previstos, mas sem entrar em muitos detalhes.

Se o projeto for autorizado, você vai entrar nos detalhes, mas não neste momento. Uma estimativa de custos num intervalo largo transmite o grau de incerteza sobre esta estimativa, algo como “este projeto deve nos custar entre 100 a 200 mil Reais”.

Pequenas empresas ou Start-ups podem usar esta mesma estrutura para apresentar a idéia de produto ou serviço a um potencial investidor para explicar o que desejam oferecer.

Os componentes deste documento variam mas pelo menos espera-se encontrar estes listados:

  1. Idéia geral do projeto: o projeto pode ser de transformação (por exemplo: adoção do Scrum) ou de criação de um produto. Em inglês diz-se que você só precisa de uma linha (oneliner) para passar a idéia geral. Por exemplo: “Vamos desenvolver um sistema de avaliação do motorista para empresas de seguros poderem calcular o risco de cada um e assim ajustar o preço do prêmio a ser pago”.

  2. Objetivos do projeto: detalhe o que você espera obter com a execução do projeto, e quais o(s) objetivos de longo prazo que são esperados. Note a diferença entre objetivos táticos (por exemplo: entrar no mercado de carros de luxo) e os objetivos estratégicos (ex. aumentar a participação no mercado automotivo nacional).

  3. Motivação: Há basicamente 4 motivos para um projeto:

  • necessiade do negócio (vender mais, aumentar a margem de lucro, etc…)
  • oportunidade de mercado (nova tecnologia surgindo, como a telefonia móvel 5G)
  • demanda dos clientes (um problema ou uma “dor” que tenham os clientes atuais e futuros)
  • obrigação legal (uma nova lei como a Geral de Proteção de Dados Pessoais LGPD.

Análise de Custos e Benefícios

  1. Benefícios: Liste o que se ganha com este produto ou transformação em termos de conhecimento, eficiência (maior receita e/ou menor despesa), fatia de mercado e fidelidade dos clientes (ter clientes fiéis é uma boa forma de garantir receita futura…). Em projetos Scrum costumamos falar em “geração de valor”, este é o coneito aqui: o que interessa ao seu cliente neste momento? Entenda o que ela precisa e vá atrás de algo que possa satisfazer esta necessidade.

  2. Duração: Estime o tempo necessário para chegar à primeira versão do produto, coloque uma folga de um a 3 meses para evitar surpresas. Cuidado com as estimativas muito longas, ninguém sabe como será o mundo daqui há 6 mese ou um ano, pense num protótipo e deixe as pessoas se interessarem naturalmente pela idéia. Se interessar, você terá o tempo e os recursos necessários para executar o seu projeto.

  3. Custos: Em linhas gerais coloque a ordem de grandeza do que custará realizar a primeira e mais simples versão do seu produto. Note que você não precisa de um orçamento detalhado especialmente se for algo que você nunca fez. Quanto mais detalhe, mais tempo vai ter de invstir numa idéia que nem se sabe se vai mesmo interessar.

  4. Riscos: A execução deste projeto pode trazer algum prejuízo para o patrocinador ou sua marca? Por exemplo, há risco de reputação no caso do produto não funcionar? Todos negócio traz riscos, então pense em alguma coisa que seja muito expecífica do seu projeto. Não é bom “esquecer” esta parte porque fica parecendo que ou você não conhece o assunto ou está escondendo alguma coisa.

Análise de Viabilidade Econômica

A Proposta de Projeto deve seguir com um documento de Análise de Viabilidade Econômica. Neste documento vamos detalhar um fluxo de caixa para o projeto com pagamentos no começo até que o produto comece a ser vendido e tenhamos receita. Num horizonte de um a dois anos, normalmente o seu investimento deve retornar e dar lucro. Há diversas maneiras de medir este lucro esperado e assim poder comparar entre os diversos projetos propostos. Dentre os indicadores mais usados para se avaliar projetos estão:

  • VPL Valor Presente Líquido (NPV Net Present Value)
  • ROI Retorno sobre Investimentos (Return on Investment)
  • TIR Taxa interna de retorno (IRR Internal Return Rate)
  • Tempo de Retorno do Investimento (Payback ou TBE Time to Break-Even)

Os cáculos são complexos e recomendo que você consulte um especialista em Finanças. Se quiser saber mais procure por “Fluxo de Caixa Descontado”.

Conclusão

Depois de preparar este documento, talvez você tenha de fazer uma apresentação pessoalmente ao patrocinador, cliente ou investidor. Entenda bem com quem você está falando e procure ter as respostas na ponta da língua por que os executivos não têm tempo a perder. Pode ser que eles tenham pensado em coisas que nunca passaram pela sua cabeça, isso é normal então não se desepere, anote as perguntas e prometa uma resposta para breve. Pode ser uma boa oportunidade para voltar a falar com quem decide. Se preparar para apresentar bem é sinal de profissionalismo da sua parte.

Comentários para: [email protected]
Publicado em: April 18, 2022