(our logo)

Mentalidade ágil
No coração da revolução representada pela agilidade nos negócios está o ´Agile Mindset´.

Agilidade nos negócios nada mais é do que estar preparado, espiritual e logisticamente, para encarar as flutuações rápidas dos mercados. Alguns autores resumem esta flutuações cada vez mais rápidas na sigla VUCA que significa Volatilidade, Incerteza (Uncertainty), Complexidade e Ambiguidade. Ser ágil é poder se adaptar às frequentes mudanças das regras do jogo, de forma natural, sem traumas ou grandes resistências.

Neste contexto, quando se fala de agilidade você pode entender que estamos falando de:

  • foco na geração de valor ao cliente,
  • aumento da transparência,
  • capacitação e empoderamento (empowerment) da equipe,
  • redução do desperdício (muda), e
  • aprendizado e adaptação contínuos (kaizen).

Estes pilares estão ancorados em métodos desenvolvidos pelo Sistema de Produção Toyota, de onde saíram o Kanban e o Lean Thinking, com profundas raízes no setor industrial nos anos 1950s.

Em 2001 foi publicada a versão adaptada ao setor de software e conhecida como o Manifesto Ágil disponível em https://agilemanifesto.org/. Este documento se baseia em 4 valores que contrastam com a forma preditiva, waterfall de desenvolver projetos, a saber:

  • Indivíduos e interações mais valorizados do que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais valorizado do que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais valorizada do que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais valorizado do que seguir um plano

Originalmente o Manifesto Ágil foi escrito para a área de software mas pode ser facilmente adotado em outras atividades exploratórias, em particular no setor de serviços criativos tais como finanças e investimentos, produção de roteiros, livros e filmes, e todo desenvolvimento de um novo produto. Os 12 princípios https://agilemanifesto.org/principles.html que regem este modo de pensar são:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.

  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.

  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.

  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

  10. Simplicidade–a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado–é essencial.

  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.

  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

A estrutura (framework) Scrum é a mais usada no mercado quando se deseja adotar os princípios da agilidade nos negócios, que decorre da aplicação da Mentalidade Ágil aos negócios.

Comentários para: [email protected]
Publicado em: April 22, 2022