(our logo)

Falha 6: Falta de motivação dos interessados
Manter a chama viva pelo sucesso do projeto é responsabilidade do gestor.

Um projeto, como aliás todo empreendimento humano, depende muito da fé das pessoas no seu sucesso. Cabe oao gestor manter a equipe motivada e sempre que possível trazer os interessados para mais perto do projeto para manter-los informados e apoiando o projeto. Para tanto se deve usar uma técnica de comunicação conhecida como Marketing do Projeto.

No Marketing do Projeto trata-se de informar com bastante ênfase os bons resultados do projeto, dando aos menos convictos uma sensação de sucesso do qual querem participar. Gente boa pode se afastar do seu projeto se achar que vai “dar zebra”, então cabe a você como gestor manter todos interessados na vitória do projeto, todos tendo a ganhar você aumenta muito as suas chances de vitória.

Mas o moral da equipe sofre muito quando a gestão da motivação é fraca. Imagine se o João, que é um gerente júnior importante para o projeto acabou de casar e está sendo pressionado pela esposa a procurar outro emprego que pague mais. O gestor do projeto, temendo perdê-lo, lhe promete um bonus mas não pede autorização da direção nem com do pessoal de RH.

Ele pensa que não é necessário já que o projeto tem orçamento para isso. João dá duro, se esforça e o projeto é um sucesso. Na hora “H”, o bonus não vem como prometido e João recebe um tapa nas costas. As explicações são as mais diversas: não temos orçamento para isso, é política de empresa não fazer estas coisas, você não seguiu os procedimentos da empresa, etc…

Isso pouco importa para quem não recebeu a devida recompensa. O que acontecerá com o desempenho de João depois disso? Isso para não mencionar a perda de credibilidade. Tenho uma regra: quando um bom profissional está entregando abaixo do seu potencial o gestor tem “culpa no cartório”: ele deve se informado sobre o que está acontecendo.

No caso do João, ele agora está saindo mais cedo para ir a entrevistas de emprego em outras empresas. O gestor deveria ter tomado as devidas medidas corretivas, como se informar sobre a possibilidade de bonificar o pessoal. Moral de história: se você não puder oferecer um bonus, não o faça. Se fizer, tem de cumprir.

anterior | próximo

Comentários para: [email protected]
Publicado em: April 22, 2022