(our logo)

Falha 4: falta de liderança
Incapacidade de decidir ou de fazer fazer valer suas ordens pode condenar um Gestor de Projetos.

Eu encontrei vários gestores que vinham de organizações matriciais fortes e acredito que foram muito influenciados por elas. Parece que nestas organizações, as pessoas demoram mais a responder por receio de entrar numa área alheia. No limite, a guerra entre os “feudos” impede que boas iniciativas inter-departamentais decolem.

As pessoas estão reprimidas e, se o gestor é “cria da casa”, ele pode apresentar hesitações “inexplicáveis”. Estas pessoas usualmente apostam que muitos ruídos se dissipam “sozinhos”, o que obviamente não acontece.

O ruído, ie. um pequeno problema dentro da equipe, pode ser mais do que isso. Pode ser que não seja tão pequeno mas que assim pareça por uma falha de percepção do GP. Quanto maior o projeto, maior a inércia (leia-se, resistência a mudanças) e maiores as chances de ruídos. Quanto mais rápido o problema for endereçado pelo gestor, melhor para todos.

Além disso, a verdadeira liderança é inspiradora e viral: um bom líder acaba criando um ambiente propício ao surgimento de novos líderes a sua volta. Uma dica: se você topar com uma equipe cheia de pessoas motivadas e que apresentam um claro interesse em liderar, você tem uma boa pista de que o gestor é um bom líder.

anterior | próximo

Comentários para: [email protected]
Publicado em: April 22, 2022