(our logo)

Projetos Preditivos e Ágeis
Escolha a melhor forma de conduzir seu projeto segundo as incertezas sobre o que deve ser feito e como deve ser feito

1.Projeto Preditivos

Projetos que podem ser cuidadosamente planejados no início são conhecidos como projetos preditivos ou em cascata (waterfall) por que as etapas se sucedem em uma sequência conhecida.

Uma boa discussão sobre esta abordagem está em 7 Passos da Gestão de Projeto. Os projetos são executados numa sequência de etapas que formam seu ciclo de vida, estas etapas são:

  1. iniciação é o momento de se entender o que o projeto deve entregar, qual o escopo do trabalho e conhecer todos os interessados (stakeholders), especialmente os que podem influir no sucesso ou fracasso do projeto. O canvas do projeto deve ser discutido nesta etapa com o patrocinador.

  2. planejamento é quando as tarefas se detalhadas e são definidos os prazos para execução do trabalho. Daqui devem sair alguns documentos importantes como EAP, orçamento, calendário e registro de riscos.

  3. execução é o momento de executar o trabalho, a equipe segue o Plano do Projeto, enquanto o gestor acompanha riscos e verifica que os recursos necessários estejam disponíveis.

  4. monitoração é o conjunto de processo de levantamento, comparação e ajustes (correção) necessários para colocar as entergas dentro do que foi planejado.

  5. conclusão é a etapa final em que se certifica e valida as entregas, quando o cliente assina o termo de encerramento e se concluem os contratos com os forncedores.

2.Projetos Ágeis

A Mentalidade Ágil é uma abordagem de gestão de projetos que representa uma mudança de cultura, geralmente há uma redução nas atividades de planejamento em favor da maior colaboração entre aqueles que fazem o trabalho e os clientes.

A agilidade baseia-se em alguns princípios básicos:

  • foco na geração de valor ao cliente,
  • aumento da transparência,
  • capacitação e empoderamento (empowerment) da equipe,
  • redução do desperdício (muda), e
  • aprendizado e adaptação contínuos (kaizen).

Projetos que visam produzir algo pelo primeira vez ou com uma tecnologia nova devem ser conduzidos em modo ágil que permite mais flexibilidade para explorar melhor as diversas opções. Projetos de pesquisa, por exemplo, são melhor conduzidos usando Scrum.

Conclusão

Atenção: Não existe uma abordagem melhor do que a outra, a escolha depende do nível de incerteza sobre o que se busca obter e como se fará isso. com mais incerteza, vamos para projetos ágeis. Com menos incerteza, vamos usar projetos waterfall, preditivos.

Lembre-se de que em projetos ágeis a equipe deve estar preparada para fazer sua própria gestão. Não é fácil trocar de abordagem porque os colaboradores que compõem a equipe pode não ter o perfil de auto-gestão mas as habilidades necessárias podem ser aprendidas, a questão é saber se eles aceitarão voltar a receber ordens do gestor em projetos preditivos…

Comentários para: [email protected]
Publicado em: April 22, 2022