(our logo)

Falha 3: controle ineficaz durante a execução do projeto
Desvios intencionais ou não devem ser monitorados e as medidas de correção aplicadas no momento certo para minimizar perdas.

Não há nenhuma desculpa aceitável para se perder o controle sobre o desempenho da equipe de projeto e de outros interessados que afetam diretamente os resultados. Alguns gestores preferem receber relatórios, outros vão para o contato cara-a-cara. Não importa como, mas é vital que este processo de acompanhamento seja permanente e regular. Se a tarefa parece cansativa, automatize-a mas execute-a!

Um software de rastreamento ou “tracking” pode ajudar o gestor: cada membro da equipe deve reportar o status de suas atividades ao final de cada dia, e assim o sistema pode agregar os dados e manter o gestor informado sem necessidade de cobranças individuais. Este sistemas são conhecidos como WAS de Work Authorization Systems ou Sistemas de Autorização de Trabalho onde o gestor informa quando cada equipe deve atuar e recebe dele dados de execução das tarefas.

Uma ferramenta de automação pode não resolver se for um caso de roubo num canteiro de obras, mas neste caso o problema toma outra dimensão: há pessoas em que o gestor confia que não estão fazendo jus a esta confiança e deve-se adotar medidas mais drásticas como acionar a auditoria e até a equipe de segurança para colher as provas e afastar os enolvidos.

Fatores psicológicos

As pessoas respondem de forma diferente quando são monitoradas, como nos ensina o “efeito Hawthorne”.Neste experimento, o mero fato de estarem sendo acompanhados por pesquisadores fazia com que os trabalhadores de uma fábrica produzissem mais.

Tentaram variar a luminosidade do ambiente de trabalho e descobriu-se que com mais ou menos luz, as pessoas eram mais produtivas. Ficou ficou claro que não era a luz que influía nos resultados, mas o ato de estar sendo monitorado é que fazia o pessoal dar duro. Desempenho pode ser algo complicado de medir.

Num projeto de software, usa-se muito como métrica a quantidade de linhas de código escritas. Mas um programador pode entregar mais código e ao mesmo tempo cometer mais erros do que os outros. Um bom indicador deve ser simples, mas não tão simples que esconda o que se deseja realmente medir, que é a quantidade de código de boa qualidade. Lembre-se da velha fórmula: “tudo o que se deseja obter deve ser medido”.

anterior | próximo

Comentários para: [email protected]
Publicado em: April 22, 2022